minhas músicas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

TIPOS DE CÂNCER

 
O que é próstata?`
É uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Que sintomas podem indicar um câncer de próstata?
Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA) através de exame de sangue.

O que um homem com sintomas e mais de 50 anos deve fazer?
Deve ir ao médico para investigar esses sintomas. Geralmente, não é câncer, mas somente o médico pode dizer o problema.

O câncer de próstata pode ser prevenido?
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico contribui para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste câncer. 
                                CÂNCER DE PULMÃO


O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados está associado ao consumo de derivados de tabaco (leia mais em Tabagismo). No Brasil, o câncer de pulmão foi responsável por 14.715 óbitos em 2000, sendo o tipo de câncer que mais fez vítimas.

Consulte a publicação Estimativa de Incidência de Câncer do INCA.


                           CÂNCER DE MAMA MASCULINO

No homem

Homens também podem desenvolver câncer de mama, mas sem a genética favorável o risco é de menos de 1%. No homem o risco está exclusivamente associado a alterações no BRCA2 (gene nomeado pelo nome em inglês: BReast CAncer 2), quando o risco sobe para 7% de desenvolver a doença. Alteração no gene BRCA1 não aumentam o risco.

                   CÂNCER DE TIREOID 






TIREOID MASCULINO

O câncer de tireóide causado por células de Hurtlhe, muitas vezes é classificado como sendo um tipo folicular. Mas a formação de suas células difere das foliculares em alguns aspectos. Ao microscópio, por exemplo, as células Hurtlhe são de maior tamanho e coram o material celular róseo. Tendem a surgir mais tardiamente, cerca de dez anos à frente do que a média de idade dos tumores foliculares de tireóide que gira por volta dos 45 anos. Como nos cânceres foliculares há tanto células benignas quanto malignas formando os tumores. Não é freqüente a propagação para linfonodos, mas pode reocorrer localmente, no pescoço ou metastizar para fígado e ossos. Devido ao fato de pacientes mais jovens apresentarem prognósticos mais promissores do que em mais velhos, a tumores de tireóide similares, e esta forma geralmente se manifestar em pacientes mais idosos, ela é conhecida como uma variante mais agressiva que a folicular. O tratamento dos pacientes Hurthle, não difere muito do aplicado aos demais casos: dependendo do grau de infiltração celular, haverá retirada total ou semi-total da glândula. Porém, as células deste tipo não respondem bem ao radioiodo, por não captarem o iodo tanto quanto as demais células tireóideas. Mas, segundo a literatura, a aplicação radioativa poderá minimizar as conseqüências da doença, bem como, maximizar a qualidade de vida de alguns pacientes. O seguimento do câncer de Hurtlhe deverá ser conduzido a intervalos regulares, ser feito rigorosa e cuidadosamente para prevenir a recorrência, que apresenta certos riscos. Porém, um paciente acompanhado com um bom endocrinologista e um cirurgião experiente, tem grande probabilidade de cura deste câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário