minhas músicas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

          OS CONSTANTES DESAFIOS DA VIDA  



A provação eou a missão vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades.


   A vida está sempre nos lançando desafios. Muitas vezes, estas situações podem ser até, conflituantes. Recentemente, a Psicologia descobriu que a inexistência de estresse é tão destrutiva quanto a ocorrência do mesmo, em caráter muito elevado. E explicam assim: todos temos uma programação biológica e neurológica que faz com que lutemos e enfrentemos desafios. Estes fazem com que o ser humano progrida, estranhamente, perante um ambiente desafiador, pois quanto mais inteligente, persistente e competitivo  somos, mais gostamos de resolver os problemas ou obstáculos que se nos deparam na  vida. 

Uma sucessão de questões deste tipo visa a colocar nossos limites à prova e, via de regra, leva-nos à autocompreensão e à auto-superação, o que traz uma sensação de euforia interna nos levando a momentos em que nos elevamos acima dos problemas banais do cotidiano e pairamos acima deles.  Nestes momentos harmonizamo-nos conosco e com o ambiente que nos cerca, de maneira que as questões parecem deixar de existir, tornando-se apenas eventos intercalados no fluxo contínuo e infinito de nossos dias.


Se nossos desafios estão de um tamanho correto e conseguimos, passo a passo, resolvê-los, a cada vez que tivermos outros problemas , estes nos darão mais energia para a resolução, dando-nos vontade de tentar novas e variadas soluções.  Da mesma forma, se tivermos muitas questões a serem resolvidas, devemos ter mais determinação, buscar mais conhecimentos e, também, ajuda.


A provação sempre será um desafio a ser resolvido. Todos, sem exceção, passamos pela provação. Quem de nós ainda não teve algum desgosto? Ou sofreu a perda de entes queridos? Ou foi despedido do emprego, o qual julgava certo e para sempre? Ou esteve, ou está padecendo com uma doença ?


Na verdade, cabe a cada um de nós vivenciar a nossa provação. Quanto mais a encararmos de frente, mais estaremos nos dispondo a viver o problema e buscar a solução para o mesmo. 
Isso também vale à missão que cada um de nós tem para cumprir nesta caminhada. Tanto  a provação quanto a missão, nos torna mais humanos e menos frágeis, na medida em que batemos frente a frente com estes desafios. A fuga sempre será inútil,  pois a cada um é dado conforme seu merecimento.


Muitos de nós tentam fugir ao que nos foi imposto pela vida. A um pai, cujo filho nasceu com problemas mentais, por exemplo, há que se ver a verdadeira e inexorável razão de estar existindo essa provação. Pode, inclusive, a mesma, tornar-se uma missão. Como nada acontece por acaso, esse pai reverterá a provação em missão, se o mesmo aceitar seu filho como é e amá-lo como tal. E será uma bela e divina missão.


E assim acontece em inúmeros casos que vemos por este mundo afora. Deus nunca dá a seus filhos um peso maior que aquele que os mesmos possam carregar. E quando bate à nossa porta um desafio, o melhor a ser feito é enfrentá-lo e nunca colocá-lo na porta do vizinho, pois ele é nosso e podemos, com certeza, solucioná-lo, se levarmos sempre com bons pensamentos e com atitudes de acordo com nossos valores morais. 


Lembremo-nos de uma frase da grande escritora e psicógrafa Suely Caldas Shubert que diz: "Cada um escreve sua própria história, pois somos herdeiros de nós mesmos."


Que assim seja. paz e luzsempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário