A LIMPEZA DA MENTE
"É preciso erradicar de nosso interior a poluição mental
que, a cada dia, mais se acumula.
Por meio de pensamentos e sentimentos positivos
estaremos indo ao encontro do amor, da paz e da harmonia,
inclusive para as plenas e saudáveis funções
de nosso organismo."
Assim como praticamos a higiene de nosso corpo diariamente, também nossa mente precisa livrar-se de pensamentos e atos poluentes.
A cada reação mental negativa, deve haver outra reação, positiva, para contrabalancear a anterior.
As tarefas diárias com a higiene pessoal são imprescindíveis à saúde.
A mente infectada pela sujeira gera a raiva, o ódio, a angústia, a inveja, o egoísmo, o medo, a culpa, o orgulho, etc., que são ressentimentos que ferem e machucam nossa alma.
Assim, através do acúmulo destes desequilíbrios, facilmente o organismo se ressente e apresenta problemas, às vezes, de caráter grave.
É dessa forma que se instalam as doenças levando o ser humano a constituir-se em uma pessoa que acaba sendo um fardo para a família e um encargo para a sociedade. Em nosso país, milhares e milhares de brasileiros compõem as estatísticas daqueles que, desde cedo, ainda em idade produtiva quanto ao trabalho, engrossam as filas dos planos de saúde pública ou privada.
Todos trazemos em nosso íntimo a dualidade do bem e do mal.
As qualidades positivas fazem parte de nossa verdadeira essência e as negativas são acidentais e pertencem ao nosso ego. Reconhecer o que isto representa, é estar em um nível de consciência mais elevado.
Toda vez que sentirmo-nos com ressentimentos de algo ou de alguém, devemos imediatamente pensar positivamente, analisando a pessoa ou a situação que gerou o acontecido sob outro ponto de vista, ou seja, verificar se fomos nós os provocadores da questão ou não.
A mente limpa está sempre calma e, ao mesmo tempo, alerta. Está sempre pronta para vivenciar novas experiências e aprendizados.
Desta maneira, estaremos lidando conosco mesmo e com nossos afetos e desafetos com imparcialidade de sentimentos.
A visão dos fatos corriqueiros do dia a dia nos mostra a importância de estarmos mentalmente equilibrados. Há pessoas que se perturbam e têm atos preconceituosos sobre assuntos que, atualmente, são pauta constante na mídia escrita, falada e vista (TV). Por que nos comportarmos de maneira exclusivista, pensando que somos os "certinhos" em tudo?
A vida nos ensina a sermos humildes e humanos, a exercitar o perdão, aprender a desculpar-nos quando erramos e acima de tudo, a amar nosso semelhante como gostaríamos que fôssemos amados.
A partir desta premissa, podemos viver com muito mais alegria, ficando livres para criar asas e voar.
Que assim seja!
Fatos da vida, do cotidiano, coisas da alma, do pensamento que voa e desnuda hipóteses do psiquismo humano, fatos que nos trazem incógnitas à nossa vida e nos dizem da importância de descobri-los.
suzy loureiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário