Escola Bemvindo Maciel
CRESCIMENTO! Essa é a palavra que define a trajetória da Escola Bemvindo Maciel até aqui. Fato que os mantenedores o atribuem primeiramente a Deus, de onde vem a força e capacidade, e também a toda equipe escolar, que tem feito da escola sua fonte de saber e alegria, a todas as famílias que confiam no trabalho desenvolvido e a todos os funcionários, que se empenham para o melhor a cada dia.
São Objetivos da Escola |
- Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
- Permitir ao aluno exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir em sua transformação;
- Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
- Melhorar a qualidade do ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na Escola;
- Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
- Promover a integração escola-comunidade;
- Atuar no sentido do desenvolvimento humano e social tendo em vista sua função maior de agente de desenvolvimento cultural e social na comunidade, a par de seus trabalhos educativos. |
|
- Conscientização e implantação da cidadania e da dimensão política;
- Envolvimento e interação da comunidade, com vistas a uma participação ativa;
- Adequação da elevação da qualidade de ensino;
- Unificação de linguagens didáticas;
- Envolvimento dos docentes com as normas regimentais e disciplinares;
- Preparar para a construção do conhecimento;
- Saber respeitar o “próximo”, em seus bens materiais e morais;
- Usufruir os bens da natureza, minimizando os danos à mesma;
- Formar e não apenas informar;
- Dominar os conteúdos básicos programáticos;
- Internalizar seu papel como cidadão do mundo;
- Conscientizar sobre a importância da sua contribuição para o bem estar da comunidade;
- Valores morais definidos e introjetados;
- Conscientização sobre a importância do estudo para o crescimento interior e auto-realização;
- Formar cidadãos críticos e conscientes;
- Desenvolvimento das habilidades dos educandos.
Metodologias para a Educação Infantil |
O encaminhamento metodológico da Coleção enfatiza o método fônico de alfabetização, que se caracteriza pelo estabelecimento das relações entre símbolo e som. Apresentam-se à criança os sons representados pelas letras e, ao combiná-los, pronunciam-se as palavras. Como explica Capovilla, "o método fônico parte da premissa de que as letras devem ser apresentadas e conhecidas por meio da associação com os sons que emitem, ou seja, ler pressupõe decodificar."
Na Educação Infantil, escolhemos histórias: os clássicos infantis, que servem como temas geradores de todos os conceitos básicos a serem trabalhados em cada faixa etária.
As histórias infantis são excelentes recursos pedagógicos, pois:
- Organizam e simbolizam os sentimentos e as sensações;
- Ajudam na elaboração desses sentimentos e sensações;
- Vêm ao encontro da necessidade que o educando tem de movimento, de ação, de jogo da imaginação e de imitação;
- Trabalham os valores e as virtudes;
- Trabalham com a auto-estima, trazendo alegria à vida das crianças;
- Proporcionam conforto e esperança;
Homenagem |
NOSSA MERECIDA HOMENAGEM PARA “ELIANE E CLAUDIA, FORAM ELAS QUE NOS DERAM FORÇAS SUFICIENTES PARA TORNAR ESSE SONHO EM REALIDADE”.
“Todas as vitórias estão decididamente ao nosso alcance, pela força de Deus e do nosso valoroso trabalho.” *ADELINA MACIEL LOURERIO
*ROSANGELA
*LUCAS
*TARCICIO
*CRISTINA
*CICERA MACIEL LOUREIRO
*
*
* |
*
*
A Educação |
A Educação é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho |
Proposta Pedagógica |
Para atender às constantes mudanças inerentes à sociedade, a Escola Bemvindo Maciel, irá utilizar em 2012 um material didático que visa proporcionar aos educandos conteúdos pedagógicos e atividades socioculturais que priorizem o conhecimento, as competências e as habilidades indispensáveis ao ser humano.
O material didático, que será utilizado, enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético e na construção da identidade pessoal para o perfeito exercício da cidadania.
Acreditamos ser imprescindível orientar nossos educandos enfatizando seus diretos e deveres de cidadãos e, ao mesmo tempo, fortalecendo sua capacidade criativa e sensível.
Portanto, canalizamos nosso trabalho para a questão afetiva, visto que é ela que impulsiona o indivíduo para frente ou o detém em seu desenvolvimento global. |
|
A Proposta Pedagógica da Escola Bemvindo Maciel, sempre consistiu em oferecer maior espaço para o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar por meio da Pedagogia Afetiva. Aprender deve estar ligado ao ato afetivo. Se o aluno está equilibrado emocionalmente e motivado pelo professor (que passa a interferir na vida do aluno ao demonstrar-lhe a aplicação prática daquilo que está sendo ensinado e apresentado), ele aprende mais facilmente, pois o equilíbrio emocional contribui para o processo de aprendizagem.
A afetividade na escola proporciona autoconfiança e autoestima. Por meio de uma relação segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experiências, facilitando a comunicação, promovendo a união e maximizando as competências e capacidade de cada um.
Embasando o material didático que utilizaremos em 2012, a Pedagogia Afetiva enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético, e na construção da identidade pessoal para o pleno exercício da cidadania.
“A pedagogia do afeto não é, pois, ideologia que se aceita por acreditá-la simpática ou que se rejeita por achá-la singela ‘perfumaria’. Representa resultado de intenso estudo, certeza construída nos pilares de uma nova educação pensados por Piaget, por Cousinet e por muitos outros.” EU * Cicera Mª Maciel Loureiro Fragoso (Vulvo SUZY) |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário