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domingo, 5 de junho de 2011

Questionário de auto-observação para professores: A prevenção da indisciplina na aula

Verifique se utiliza os procedimentos seguintes com o fim de criar e de manter um bom clima relacional e de trabalho nas suas aulas.

Enquanto professor(a), será que estabeleço um bom clima na sala de aula e ajudo os meus alunos a ter comportamentos adequados?
As aulas bem organizadas são susceptíveis de manter o interesse e a motivação dos alunos, reduzindo assim o aparecimento de problemas de disciplina. (para a auto-observação use a escala Sim, Ás vezes, Não)

A. Preparação e planificação da aula
1. Programo actividades variadas, que exijam capacidades diversas e constituam um desafio a essas mesmas capacidades?
2. Sou capaz de antecipar dificuldades potenciais e reagir apropriadamente quando elas ocorrem?
3. Presto atenção às expectativas dos alunos?
4. Selecciono actividades em harmonia com os objectivos a que me proponho?
5. Organizo a sala de aula de maneira a criar uma atmosfera propícia a um bom clima de aula?
6. Marco trabalho de casa com regularidade, ao longo do ano?

B. Início da aula1. Chego pontualmente à aula?
2. Faço com que os alunos cheguem pontualmente à aula?
3. Supervisiono a entrada dos alunos na aula? (Sempre que tal se justifique.)
4. Sempre que marco trabalho de casa (na aula anterior), asseguro-me de que os alunos o fizeram e esclareço dúvidas?
5. Explicito claramente os objectivos da aula?
6. Inicio a aula de maneira interessante e motivadora?

C. Perguntas, instruções e explicações1. Expresso-me de maneira clara e audível?
2. Evito uma linguagem demasiado difícil ou ambígua?
3. Quando faço explicações para o colectivo, uso perguntas breves para verificar o nível de recepção dos alunos?
4. Faço a ligação entre a nova informação e a informação já adquirida pelos alunos?
5. Uso perguntas breves para manter os alunos focados no conteúdo da aula?

D. Vigilância
1. Tento ter sempre visibilidade de toda a turma? (Coloco-me em posições estratégicas.)
2. Dou a entender à turma que sei o que cada aluno está a fazernaquele momento?
3. Tento desenvolver a capacidade de prestar atenção a mais do que uma situação ao mesmo tempo?
4. Paro rapidamente o comportamento perturbador, com um mínimo d3 interferência na aula? (Não faço discursos, nem dou sermões.)

E. Actividades e conteúdos1. Adequo o modo de apresentação dos conteúdos e das tarefas às idades, capacidades e características culturais dos alunos?
2. Realizo com os alunos actividades variadas e relevantes e utilizo diferentes métodos de ensino?
3. Organizo actividades nas quais a maioria dos alunos possa ter sucesso a maior parte das vezes, sem deixar de providenciar uma gradação de dificuldades que os leva a progredir?
Se a aula está programada para um trabalho colectivo, dirijo-me principalmente para a turma no seu todo?
4. Mostro entusiasmo pelo que ensino?
5. Mantenho os alunos activamente envolvidos em actividades produtivas?
6. Nas turmas que me estão confiadas, os alunos realizam regularmente trabalho cooperativo nas aulas (trabalho de grupo, tutoria, trabalho de pares)?
7.Dou feedback aos alunos pelo seu desempenho, com regularidade?

F. Manutenção do ritmo da aula1. Faço transições suaves entre actividades; certifico-me que todos os alunos concluíram a anterior e dou instruções claras acerca da seguinte? (De modo que todos percebam a mudança, evitando barulho excessivo ou demasiada agitação.
2. Evito tempos mortos entre diferentes actividades?
3. Planifico tarefas alternativas para os alunos que acabam mais cedo os seus trabalhos?
4. Tento ser fluente e evito momentos de abrandamento do ritmo da aula?

G. Final da aula1. Tento terminar as actividades um pouco antes da hora de saída?
2. Faço com os alunos o sumário dos tópicos principais da lição?
3. Dou instruções claras para o trabalho de casa ou para a preparação da aula seguinte?
4. Faço uma breve prospectiva do que será a próxima (ou as próximasl aula(sl, criando entusiasmo pelo que se segue?
5. Faço com que os alunos guardem os materiais de maneira calma e ordeira? (Sempre que tal se justifique.1
6. Supervisiono a saída dos alunos? (Quando necessário.)

CONDUÇÃO DE ALUNOS
Podem reduzir-se as possibilidades de ocorrerem situações perturbadoras da relação pedagógica e do ambiente de trabalho na aula, se se agir, logo de início, com autoridade.

A . Regras e rotinas
1. Conheço e mostro que conheço as regras e rotinas habituais da aula
e da escola? .
2. Clarifico com os alunos um conjunto de regras básicas para
o funcionamento da turma e explicito as consequências à infracção das mesmas?
3. Defino as regras pela positiva?
4. Mostro-me firme em relação ao cumprimento dessas regras, muito particularmente durante as primeiras três semanas de aulas?
5. Estabeleço as regras em harmonia com os meus princípios educativos e com os objectivos que pretendo atingir?
6. Face aos desvios evoco frequentemente as regras?

B. Reforço do comportamento adequado
1. Dou o reforço imediatamente a seguir ao comportamento desejado?
2. Reforço os comportamentos adequados com frequência apropriada? (Não uso o reforço com frequência, mas uso sempre que é apropriado.)
3. Quando recompenso algum aluno pelo seu comportamento, tenho
o cuidado de escolher recompensas apropriadas à situação e ao aluno em causa?
4. Quando recompenso ou reforço o comportamento de um aluno, explicito a razão do estímulo?

C. Punição
1. Só castigo quando não tenho outra alternativa? (Não abuso do uso de sanções.)
2. Ao repreender identifico o aluno em falta?
3. Quando repreendo ou castigo, faço-o de uma maneira clara e firme?
4. Focalizo a punição no comportamento incorrecto e não na pessoa?
5. Aplico o castigo imediatamente a seguir à falta?
6. Tento ser consistente?
7. Ao repreender dou maior ênfase ao comportamento positivo esperado do que aos aspectos negativos ocorridos?
8. Tento ajustar o castigo à falta? (O castigo deve estar relacionado com a falta cometida.)
9. Quando repreendo ou castigo, falo num tom que sugere autoridade e induz acordo?

D. Gestão de conflitos
1. Mantenho o controlo da conversa?
2. Estou consciente das respostas emocionais do aluno? (Sou bom observador do comportamento, emoções e sentimentos dos outros.)
3. Ajudo a identificar o problema e a encontrar soluções para o ultrapassar, em vez de apenas censurar?
4. Critico o acta, não a pessoa?
5. Mostro-me seguro(a) e confiante?
6. Evito o sarcasmo e a ridicularização do aluno?
7. Evito as ameaças e as intimidações?
8. Utilizo o confronto de forma positiva?

E. Relações pessoais 1. Tento ser consistente e justo(a)?
2. Mostro interesse pelos alunos como pessoas? (Tento criar uma relação de empatia.)
3. Sou acessível e tento estar disponível? (Tento encontrar um equilíbrio entre a autoridade e a proximidade.)
4. Crio um clima na sala de aula onde o aluno,
a) demonstre respeito pelo trabalho e pelos outros?
b) exprima sem receio os seus sentimentos?
c) possa participar nos processos de decisão?
d) desenvolva a autodisciplina?
e) tome consciência das suas necessidades e interesses?
f) aprenda a monitorizar as suas aprendizagens?

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
As mensagens não-verbais são uma parte poderosa da comunicação.
O comportamento não-verbal pode afectar a atenção e o interesse, comunicar ansiedade ou confiança, mostrar status e autoridade.

Postura1. Adopto uma postura descontraída?
2. Adopto uma postura de alerta, mas confiante?

Voz 1. Uso um tom e volume apropriados?
2. Pratico a projecção de voz?

Contacto visual
1. Percorro regularmente com o olhar toda a classe?
2. Estabeleço contacto visual com os diferentes alunos?
3. Controlo o contacto visual?

Expressão facial 1. Utilizo uma expressão de acordo com o contexto do discurso?

Gestos
1. Uso gestos para dar ênfase ao discurso?
2. Coordeno os gestos com o discurso?
3. Vario e tento usar os gestos com uma frequência apropriada?

Posição e movimento1. Selecciono uma posição apropriada quando me dirijo à turma colectivamente?
2. Controlo o uso que os alunos fazem do seu próprio território e as suas deslocaçães?
3. Uso o espaço/território do aluno para apoiar, recompensar ou controlar o seu comportamento?
4. Movimento-me com frequência por toda a sala?

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