minhas músicas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A importância do Brincar

A escola de Educação Infantil tem como um dos seus objetivos o Brincar.Infelizmente com a mudança do sistema de ensino para 9 anos,os nossos pequenos quando vão para o Ensino Fundamental deixam de brincar como deveriam então nada mais justo do que aproveitar a Educação Infantil para explorar a brincadeira! Na escola onde trabalho valorizamos muito este momento.As crianças tem um espaço delicioso(brinquedoteca) onde podem brincar de casinha,super-herói,usar fantasias ou simplesmente inventar brincadeiras!É um lugar onde a brincadeira é livre,as intervenções feitas pelos adultos são quando realmente existe conflito ou quando percebemos a necessidade de orientação!Eles adoram!Claro que em todas as salas e em outros espaços da escola encontramos brinquedos de todos os tipos e finalidades,mas o lugar especial é a brinquedoteca!
"Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos. Como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências da meninada. Tudo isso sempre equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético."

Explorando fantasias 


De acordo com a DrªSandra Kraft ,brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…"


"Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário