
O ser humano busca vida, clama pela vida e defende a vida;
Se esperamos viver não só cada momento, mas ter uma verdadeira consciência de nossa existência, nossa maior necessidade e mais difícil realização será encontrar um significado em nossas vidas.
Contrariando o mito, eu diria que a sabedoria é construída por pequenos passos a partir de um começo que pode ser considerado como sendo mais irracional, porém ponto de eclosão. Chegando á idade adulta as pessoas apresentam condições de obter uma compreensão inteligente do significado da própria existência neste mundo a partir da sua própria experiência nele vivida.
Muitas experiências são necessárias para se chegar a isso. À medida que o ser humano se desenvolve, deve aprender passo a passo a se entender melhor; para com isto, tornar-se mais capaz de entender os outros, e eventualmente poder se relacionar com eles de forma mutuamente satisfatória e significativa. É preciso reconhecer que para encontrar um significado mais profundo, cabe às pessoas serem capazes de transcender os limites estreitos impostos por uma existência supostamente autocentrada e acreditar que é possível dar uma contribuição significativa para a vida, seja isso algo imediato ou em algum tempo futuro. Este sentimento é necessário para uma pessoa estar satisfeita consigo mesma e com o que está fazendo. Para não ficar à mercê dos acasos da vida, devemos desenvolver nossos recursos interiores, de modo que nossas emoções, imaginação e intelecto se ajudem, se complementem e se enriqueçam mutuamente, fazendo de cada um de nós pessoas conscientes de suas necessidades e valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário